21 Mar 2023

O Potencial de Crescimento ALSO

A tecnologia tornou-se um dos principais facilitadores do crescimento económico. As despesas cresceram a nível mundial durante a última década (2011 a 2021) mais de 20 por cento para 4,239 mil milhões de dólares. Com os três modelos empresariais -  Supply, Solutions e Services, a ALSO é um dos principais fornecedores de tecnologia para este sector. 
 
Hardware e software são vendidos através do ecossistema ALSO que atua, em 28 países europeus. soluções e ofertas de serviços podem ser descarregadas em todo o mundo através do ALSO Cloud Marketplace. Esta configuração produz um elevado nível de escalabilidade e um grande potencial de crescimento para a empresa.

Ecossistema Extensivo

O ecossistema da ALSO assegura o acesso aos fabricantes e engloba uma ampla base de revendedores no mercado. O número de fabricantes aumentou de 300 em 2011 para 700 onde são distribuídos bens em cerca de 1 450 categorias de produtos diferentes. Através dos 120 000 revendedores (valor aproximado) neste momento nos países ALSO, os bens e serviços chegam a mais de 500 milhões de clientes finais, incluindo empresas como utilizadores privados de hardware e software. A capacidade de inovação das marcas representadas pela ALSO é, em simultâneo, a base para o constante desenvolvimento do mercado.


A nossa estratégia para um crescimento sustentável e rentável

 
Com a sua estratégia empresarial MORE, que foi desenvolvida há mais de dez anos, A ALSO concentra-se em quatro atividades chave. Além de manter a posição de líder de mercado em mercados estabelecidos, a estratégia envolve a melhoria contínua da nossa excelência operacional, a expansão da quota de soluções e modelos de negócio baseados em serviços no total de vendas líquidas, e um maior reforço da empresa através de aquisições.

Três modelos de negócio à prova de futuro

O modelo de Supply envolve principalmente a comercialização transacional de hardware e software. As soluções ALSO concentram-se no fornecimento e apoio aos revendedores e na concepção e realização de soluções IT complexas. Assim como em ofertas de marketing para verticais e outras soluções tecnológicas que têm origem em plataformas digitais ALSO.
 
Services compreende o negócio de consumo, baseado em subscrições, bem como o desenvolvimento e comercialização de plataformas digitais (ciber-segurança, IoT, virtualização, IA). Os três modelos de negócio estão estreitamente interligados e reforçam-se promovendo-se mutuamente. Ao mesmo tempo, o cash flow estável garante que as possíveis flutuações dentro das áreas possam ser suavizadas.
 
 

Integração Transformativa


A ALSO cresce tanto organicamente como inorganicamente. Ao longo dos últimos dez anos, foram efetuadas um total de 27 aquisições e todas as empresas adquiridas foram integradas com sucesso. Esta rápida e sistemática harmonização e desenvolvimento contínuo das empresas adquiridas e a elevada escalabilidade só é possível graças aos conhecimentos adquiridos longo dos últimos dez anos. Também desenvolveu o seu próprio programa, a que chamamos "integração transformadora", que abrange todas as áreas da empresa graças aos seus cinco principais motores: processos, TI, novos modelos de negócio, KPIs, e RH.

 

Histórico de Sucesso

Há dois KPIs que são cruciais para a gestão da empresa: o indicador  do desempenho operacional, o EBITDA que assegura o crescimento rentável da empresa. E o ROCE como um valor-alvo que assegura a eficiência do capital. Os objetivos a médio prazo da ALSO são um EBITDA de 330 milhões a 420 milhões de euros e um ROCE de > 20 por cento. A ALSO tem um histórico de sucesso verificável em todos os indicadores-chave de desempenho.
 


 

Bem-sucedidos de forma sustentável por mais dez anos

 
Para a ALSO, uma gestão empresarial responsável significa crescer de forma sustentável e rentável agindo de forma ética, tudo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da tecnologia. A empresa persegue estes valores através da sua estratégia de sustentabilidade LESS. A ALSO é membro do Pacto Global da ONU e trabalha ativamente no desenvolvimento da economia circular em TI. Um testemunho do nosso empenho pode ser encontrado na avaliação positiva da Sustainalytics, uma das agências de classificação mais conceituadas do mundo.

https://www.also.pt/pt/newsdetail/25942364/

https://www.also.pt/en/newsdetail/25942364/